quarta-feira, 30 de junho de 2010

Viva com Paixão – 30 Junho 2010


 

O que significa Cativar?

A história desta semana:

Nasceu no ano de 1900 e comemorou-se ontem o seu 110.º aniversário. Saint-Exupéry, foi o criador de um dos livros mais emblemáticos da nossa história recente.
Tenho a sorte da minha filha gostar que lhe leia "O Principezinho" para adormecer. Todos os dias que tal acontece, recordo algo essencial que lá vem tão brilhantemente "explicado"…

A mensagem desta semana dedico-a a todas as pessoas fantásticas que a vida me tem proporcionado "cativar" e a outras que decidiram "cativar-me".


As suas perguntas poderosas da semana:
As pessoas então na nossa Vida por uma Razão, uma temporada ou para toda a Vida…

1 – Que pessoas estão hoje perto de mim que pretendo que se mantenham por toda a Vida?
2 – Quem eu Amo hoje?
3 – Quem me ama a mim hoje?
4- O que posso fazer já hoje para "cativar" ainda mais essas pessoas?

Hoje vou fazer diferente!

Treine o seu pensamento – a recompensa é a sua vida.
(Este exercício tomará apenas 2 minutos. O seu sucesso pessoal vale 2 minutos por semana?)

E é por isso que esta semana vos conto a maravilhosa história:

O que significa cativar?
(excerto do Principezinho de Saint-Exupéry)

- Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida - disse a raposa.
- Significa criar laços...
- Criar laços?
- Exactamente. Tu não és para mim senão um menino
inteiramente igual a cem mil outros meninos.

E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens
necessidade de mim.

Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.

Serás para mim o único no mundo.
E eu serei para ti a única no mundo...

(...)
- Minha vida é monótona. E por isso eu me aborreço um pouco.
Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol.
Conhecerei o barulho de passos que será diferente dos outros.


(...)
- Só conhecemos bem as coisas que cativamos - disse a raposa.
- Os homens não têm tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo pronto nas lojas.
Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos.
Se tu queres uma amiga, cativa-me!
- Os homens esqueceram esta verdade - disse a raposa. - Mas tu não a deves esquecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário