quarta-feira, 23 de junho de 2010

Viva com Paixão – 16 Junho 2010

Ser Pai – Liderança ao mais alto nível…

A história desta semana:

Peter

Drucker, considerado o Pai da administração moderna falava com sapiência de liderança e da importância de ser líder (líder, independentemente da posição relativa no organigrama da empresa). Numa reflexão sobre o tema ele afirma que quando apoiava empresas na escolha de líderes para grandes organizações fazia a si próprio a seguinte pergunta:
Gostaria de ter esta pessoa, que agora estou a contratar, como responsável hierárquico de um filho meu?

O poder das perguntas!


As suas perguntas poderosas da semana:

Se estivesse a escrever a minha Vida para que um filho meu lê-se e se inspirasse
:

1 – Que acontecimento dedicaria um capítulo inteiro?
2 – Que pensamentos mais significativos partilhava?
3 – Que facto menos positivo mais explorava para dar importante aprendizagem?
4- Em que momento diria, a partir de agora esquece o livro e pensa por Ti?

Hoje vou fazer diferente!

Treine o seu pensamento – a recompensa é a sua vida.
(Este exercício tomará apenas 2 minutos. O seu sucesso pessoal vale 2 minutos por semana?)

E é por isso que esta semana vos conto a maravilhosa história:

Solta-me Papá!

Ser pai implica participar numa série de acontecimentos que se encaixam de um modo ou de outro numa contradição básica: queremos que os nossos filhos cresçam e sejam independentes, ao mesmo tempo que desejamos que continuem a depender de nós. Ficamos relutantes em aceitar que o amor que os filhos sentem por nós se baseia no que sentem, não no que fazemos por eles.


 

Posso ver a minha filhota na sua nova bicicleta. Ainda é tão pequena, mas está toda ansiosa. A sua voz pede-me:

- Não me soltes, papá!


 

Com uma das mãos seguro o assento e com a outra o volante. Corro devagar ao lado da bicicleta. Às vezes, levanto uma das mãos, mas ouço:

- Não me soltes, papá!


 

Lembro que ela conseguiu dominar a completa actividade com alguma rapidez, mesmo depois de um certo desapontamento por não adquirir perícia instantânea na matéria. Ela enfrentava o desafio com um vigoroso e quase comovente desejo de sucesso. Mais uma vez tentei largar a bicicleta.

- Não me soltes, papá!


 

Ela almoçava a correr, pois só pensava na bicicleta. Voltamos para a pista de testes, a calçada. Apesar do medo que ela sente, a cambaleante roda da frente começa a estabilizar-se. Falta pouco agora. Posso sentir que a confiança a aumentar a cada segundo. Tenho de apressar o meu passo ao lado dela. As suas pernas movimentam-se com renovada força e confiança.


 

Que acontecimento durante a fase de crescimento de uma criança pode representar melhor a conquista da independência? Aprender a andar é um início da independência. Aprender a falar e a expressar pensamentos originais é mais um passo nessa estrada. Mas são passos lentos e permitem que os pais se acostumem aos poucos. Aprender a andar de bicicleta é aprender a voar – uma experiência que quase instantaneamente dá à pessoa uma liberdade nova, permanente e irrevogável.


 

Chegou a hora. Há alguns minutos eu já percebera que ela conseguia alcançar o momento mágico que torna possível essa improvável forma de transporte. Ela percebe também. Agora, a minha mão não lhe serve mais de equilíbrio, mas faz-lhe hesitar. O meu corpo move-se pesado e desajeitado a seu lado e não mais oferece conforto – agora faz com que perca a concentração.

- Solte-me, papá!


 

Ela acelera e sai disparada. Anda pelo menos quinze metros antes de parar num muro ao lado da calçada íngreme. Está radiante de felicidade.

No rosto, um sorriso que só pode ser de enorme satisfação. Sorrio também. Não apenas por compartilhar de sua realização, mas porque me dou conta de que ela iniciou um caminho. E vai segui-lo, tranquila.


 

Ser pai significa ter alegrias e tristezas. Há acontecimentos que, inexplicavelmente, causam as duas coisas ao mesmo tempo. Algumas vezes seguramos, outras soltamos. O fundamental é encorajar a sua independência para que possam descobrir as suas potencialidades e os seus talentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário