quinta-feira, 16 de abril de 2009

Se Sócrates for o pai do coaching, quem é a mãe?

A Executive Digest, em 2001, publicou o artigo: Sócrates é o pai do Coaching?

Afirmava-se que o método usado por Sócrates constitui a essência do coaching, porque em vez de dar respostas formulava questões e concedia espaço e tempo para que cada um as encontrasse por si mesmo.

A própria imagem usada por Sócrates é esclarecedora, apresentando-se como parteiro de almas – aquele que ajudava a dar à luz, como se pode ler neste excerto:

“A minha arte de ajudar a nascer, abrange todas as funções exercidas pelas parteiras, mas difere delas.
A minha arte faz gerar homens e não só mulheres.
A respeito da sabedoria sou estéril.
A crítica que muitas vezes me foi feita, de interrogar sem nunca me pronunciar sobre coisa alguma, tem razão de ser.
Em nada sou sábio, e nada posso apresentar que tenha nascido de mim.
Não há dúvida que nada aprenderam de mim, mas por si mesmos descobriram e criaram coisas maravilhosas.
Porém, se deram à luz foi graças a Deus e a mim.”


Tradução de Paulo T. Ferreira (“A Imagem da Empresa no Atendimento do Público”).

1 comentário:

  1. A branca de neve, esta mesmo a ver-se, sentir-se e a ouvir-se. Estou a ver que a capuzinho vermelho anda a cozinhar pouco na Bimby estou estou....

    Aproveita que estas a ler isto e colabora na feitura do leite para a filhota anda...

    O grande Lobao

    ResponderEliminar