quarta-feira, 7 de abril de 2010

Viva com Paixão – 07 Abril 2010


 

O que fazer com os "feijões" da Vida?

A história desta semana:

A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.

Quando alguém que me é querido tem um comportamento inesperado e me magoa isso provoca Dor.
O sofrimento, no entanto, resulta de uma estratégia mental que visa intensificar e prolongar a sensação de dor. Por motivos mais evidentes outros menos, por vício (repetição) ou outro ganho secundário, optamos por aumentar e prolongar a sensação de dor.
De facto sentir sofrimento exige "treino". Uma das estratégias mas comuns geradoras de sofrimento visa reduzirmos o nosso universo a  algo que se relaciona com a dor em questão…  e já está, estamos a sofrer e sem conseguir ver uma qualquer outra solução, senão a de desfrutar de uma dor que se arrasta… como se fosse tudo o que existisse no nosso universo.

A Vida trará momentos de dor, é inevitável... A qualidade da nossa Vida será traduzida pela utilização que nós dermos a esses momentos!

As suas perguntas poderosas da semana:


1-O que hoje me faz sentir Feliz?
2-Do que mais me orgulho hoje?
3-Que aprendizagem tive do meu último momento de dor?
4-Como é que a minha vida ficou mais rica por ter vivido esse momento?

Hoje vou fazer diferente!

Treine o seu pensamento – a recompensa é a sua vida.
(Este exercício tomará apenas 2 minutos. O seu sucesso pessoal vale 2 minutos por semana?)

E é por isso que esta semana vos conto a maravilhosa história:

Problemas ou feijões?


 Reza a lenda que um monge, estando próximo a data da sua retirada, precisava encontrar um sucessor. Entre os seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, no entanto apenas um poderia ser. Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio, para por à prova a sabedoria dos dois: ambos receberiam alguns grãos de feijão, que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreender a subida da grande montanha.

Dia e hora marcada, começa a prova. Após os primeiros quilómetros, um dos discípulos começou a mancar. No meio da subida, parou e tirou os sapatos. As bolhas nos seus pés já sangravam, causando uma insuportável dor. Ficou para trás, observando o seu oponente a desaparecer de vista.

Prova encerrada, todos de volta ao pé da montanha, para ouvir do monge o óbvio anúncio. Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:
- Simples, antes de os colocar no sapato cozinhei-os.

Carregando feijões, ou problemas, há sempre uma forma mais fácil de levar a vida. Problemas são inevitáveis. A duração do sofrimento é uma opção. Escolha como quer "usar" os seus desafios!

Sem comentários:

Enviar um comentário