quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Viva com Paixão – 19 Janeiro 2011

Como lidar com as Emoções?

A história desta semana:

Controlar emoções – conhecê-las e aproveita-las – é provavelmente uma das ferramentas mais importantes para um líder (individual ou organizacional).

É com o uso adequado das emoções que temos acesso aos nossos mais importantes "recursos" (conhecimento, experiência, convicções, personalidade etc.) e com que tomamos as decisões importantes nos momentos mais decisivos.

Ignorar as emoções é provavelmente o caminho mais tortuoso. 
Aprender a "usar" as emoções não passa por ignorá-las mas aproveitá-las.
Aprenda a usar a sua inteligência emocional. 

As suas perguntas poderosas da semana:

1 – Que comportamentos assumo quando me encontro sobre "pressão"?
2 –
O que me leva a ficar sobre "pressão"?
3 – Que opções mais eficazes recorro para sair do meu estado de "pressão"?
4 – O que isso me faz apreender sobre mim?




 
Treine o seu pensamento – a recompensa é a sua vida.
(Este exercício tomará apenas 2 minutos. O seu sucesso pessoal vale 2 minutos por semana?)

E é por isso que esta semana vos conto a maravilhosa história:

O que é um sábio?

O abade Abraão soube que perto do mosteiro de Sceta havia um sábio. Foi procurá-lo e perguntou-lhe:

"Se hoje encontrasse uma bela mulher na sua cama, conseguiria pensar que não era uma mulher?"
"Não", respondeu o eremita. "Mas conseguiria controlar-me".

O abade continuou:
"E se descobrisse moedas de ouro no deserto, conseguiria ver este ouro como se fossem pedras?"
"Não. Mas conseguiria controlar-me para deixá-las onde estavam".

"E se fosse procurado por dois irmãos, um que o odeia, e outro que o ama, conseguiria achar que os dois são iguais?"
Com tranquilidade, ele respondeu:
"Mesmo sofrendo, eu trataria o que me ama da mesma maneira que o que me odeia".

Naquela noite, ao voltar para o mosteiro de Sceta, Abraão falou aos seus noviços:

"Vou-vos explicar o que é um sábio. Um sábio é aquele que, em vez de matar as suas paixões, aprende a controlá-las".

Sem comentários:

Enviar um comentário