terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Viva com Paixão – 12 Janeiro 2011

Empenho ou esforço… Como escolhe Viver?

A história desta semana:

"O esforço é dispensável, o empenho compensável".

Qualquer objectivo que se exija "esforço" é um objectivo inadequado ou uma evidencia duma estratégia desajustada. A estratégia de percorrer um longo percurso cheio de espinhos para no fim alcançar a glória é uma estratégia de desgaste rápido e que raramente gera resultados sólidos e duradouros.

O esforço serve muitas vezes para nos retirar recursos e desfocar dos nossos verdadeiros objectivos. Serve entre outras coisas também para nos fornecer a ilusória sensação de realização em momentos de menor concretização.
Elimine o mau hábito do esforço que o envolve e assuma os seus objectivos verdadeiramente desafiantes.

O empenho, por seu lado, é a dedicação apaixonada pelos nossos mais relevantes objectivos. É aquele momento em que aplicamos todos os nossos recursos, com um sorriso natural de quem estamos a fazer o que está certo!

As suas perguntas poderosas da semana:
1 – O que faço na minha vida hoje em "ESFORÇO"? O que me falta para abandonar?
2 –
O que mereceria hoje o meu verdadeiro e total "EMPENHO"?
3 - Que mais recursos posso alocar a estas acções?
4 - Que 2 decisões posso decidir agora para iniciar o meu empenho nesses objectivos?




 
Treine o seu pensamento – a recompensa é a sua vida.
(Este exercício tomará apenas 2 minutos. O seu sucesso pessoal vale 2 minutos por semana?)

E é por isso que esta semana vos conto a maravilhosa história:

Dois números abaixo

Um homem entra numa sapataria para comprar uns sapatos.

- Em que lhe posso ser útil?
- Quero um par de sapatos pretos iguais aos que tem na montra.
- Sim Sr. Ora vejamos, o seu número é o 41. Verdade?
- Não, eu desejo um 39, por favor.
- O Sr. desculpe mas há 20 anos que trabalho neste ramo e o seu numero deve ser um 41. Talvez um 40 mas nunca um 39.
- Traga um 39 já lhe disse.
- Desculpe, permita que lhe meça o pé?
- Pode medir à vontade mas o que eu quero me traga é um 39.

O vendedor tirou da caixa uma fita e anunciou: Vê, eu não lhe disso que era 41?
- Quem é que paga? Sou eu ou você?
- O senhor.
- Então TRAGA-ME UM 39!!!

O vendedor meio resignado, meio surpreendido foi buscar o 39 pensando… talvez o vá oferecer a alguém e até talvez eu tenha sido indelicado…

- Aqui tem, em preto, 39.
- Dá-me a calçadeira?
- Vai calçá-los? São para si?
- Vou, claro que são para mim.
Depois de várias tentativas e ridículas posições o cliente lá conseguiu "encaixar" o pé dentro do sapato.

Entre "ais" e "uis" o cliente lá conseguiu dar uns passos na alcatifa com crescente dificuldade.
O vendedor ficou com dores nos pés só de imaginar os pés do cliente completamente esmagados contra os apertados sapatos.

O cliente saiu da loja e percorreu a custo a distância que o separava do seu emprego. Trabalhava como caixa num banco.

Ás 16.00 horas, depois de passar mais de 6 horas de pé dentro daqueles sapatos o seu rosto já se contorcia de dores, olhos vermelhos e as lágrimas escorriam pela face.

O seu colega da caixa do lado passara a tarde a observá-lo ficou preocupado com ele e questionou:

- Que tens? Estás mal disposto?
- Não, são os sapatos, apertam-me.
- Porquê? Molhaste-os e encolheram?
- São 2 números abaixo do meu.
- De quem são os sapatos?
- São meus.
- Não entendo, se esses sapatos são teus porque têm 2 números abaixo?

- Eu explico – disse ele engolindo em seco – tenho poucos prazeres na vida, na verdade são raros os momentos agradáveis.

- E…?

- Estou a dar cabo de mim com estes sapatos, estou a sofrer horrores, é verdade… Mas quando chegar a casa daqui a poucas horas vou descalçá-los e já imaginas-te o prazer que vou sentir…
Prazer, que prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário