terça-feira, 23 de novembro de 2010

Viva com Paixão – 24 Novembro 2010

Tem 8 minutos para a sua felicidade?

A história desta semana:

A definição de objectivos é algo absolutamente fundamental para atingirmos sucesso.
Embora esta seja uma "verdade" pouco questionada, ela só se traduz em realidade quando verdadeiramente a colocamos em prática. Não conheci ninguém até hoje que tenha posto em prática essa "realidade" e que me possa dar um testemunho contrário…

Sucesso (o que quer que isso represente para cada um de nós), não é mais que um conjunto de objectivos integrados e que entre si criam uma Visão comum e que assim dão significado à nossa Vida.
Procure por isso definir objectivos em diferentes áreas da sua vida de forma a que se permita sentir significante, desfrutando cada momento do seu percurso.

Comece agora: nos próximos 8 minutos dedique 2 min a definir algo que possa fazer hoje em relação a cada área da sua vida. 4 acções que possam fazer sentido para o seu dia de Hoje, nas áreas que ache que sejam mais importantes para si.

Tem 8 minutos para tornar o seu dia de hoje ainda mais significante?
Se você achar que não tem 8 minutos para a sua felicidade, acredite que ninguém mais vai ter para lhe oferecer... Mude o seu ritmo agora!


 As suas perguntas poderosas da semana:
1- O que significa para mim ter sucesso na minha área familiar?
2- O que significa para mim ter sucesso na minha área profissional?
3- O que significa para mim ter sucesso na minha área afectivo?
4- O que significa para mim ter sucesso na minha área financeiro?
O que estou disposto a fazer já hoje para me sentir a progredir nesse caminho?

 
Treine o seu pensamento – a recompensa é a sua vida.
(Este exercício tomará apenas 2 minutos. O seu sucesso pessoal vale 2 minutos por semana?)


E é por isso que esta semana vos conto a maravilhosa história:

O segredo da felicidade


Há muito tempo, numa terra muito distante, havia um jovem rapaz, filho de um rico mercador, que buscava obstinadamente o segredo da felicidade.
Já havia viajado por muitos reinos, falado com muitos sábios, sem, no entanto, desvendar tal questão.

Um dia, após longa viagem pelo deserto, chegou a um belo castelo no alto de uma montanha.
Lá vivia um sábio, que o rapaz ansiava conhecer.

Ao entrar em uma sala, viu uma actividade intensa. Mercadores entravam e saíam, pessoas conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava melodias suaves.

De longe ele avistou o sábio, que conversava calmamente com todos os que o buscavam.
O jovem precisou esperar duas horas até chegar a sua vez de ser atendido.
O sábio ouviu-o com atenção, mas disse-lhe com serenidade que naquele momento não poderia explicar-lhe qual era o segredo da felicidade.
Sugeriu que o rapaz desse um passeio pelo palácio e voltasse dali a duas horas.

"Entretanto, quero pedir-lhe um favor." – completou o sábio, entregando-lhe uma colher de chá, na qual pingou duas gotas de óleo.
"Enquanto estiver a caminhar, transporte essa colher sem deixar o óleo cair."

O rapaz pôs-se a subir e a descer as escadarias do palácio, mantendo sempre os olhos fixos na colher.
Ao fim de duas horas, retornou à presença do sábio.

"E então?" – perguntou o sábio – "você viu as tapeçarias da pérsia que estão na sala de jantar?
Viu o jardim que levou dez anos a ser cultivado?
Reparou nos belos pergaminhos de minha biblioteca?"

O rapaz, envergonhado, confessou não ter visto nada.
A sua única preocupação foi não derramar as gotas de óleo que o sábio lhe havia confiado.

"Pois então volte e tente perceber as belezas que adornam a minha casa." – disse-lhe o sábio.
Já mais tranquilo, o rapaz pegou na colher com as duas gotas de óleo e voltou a percorrer o palácio, desta vez reparando em todas as obras de arte.
Viu os jardins, as montanhas ao redor, a delicadeza das flores, atento a todos os detalhes possíveis.

De volta à presença do sábio, relatou pormenorizadamente tudo o que vira.
"E onde estão as duas gotas de óleo que lhe confiei?" – perguntou o sábio.
Olhando para a colher, o rapaz percebeu que as havia derramado.

"Pois este, meu rapaz, é o único conselho que tenho para lhe dar: – disse o sábio – o segredo da felicidade está em saber admirar as maravilhas do mundo, sem nunca esquecer das duas gotas de óleo na colher."

Sem comentários:

Enviar um comentário