quarta-feira, 10 de março de 2010

Viva com Paixão – 10 Março 2010

Troca a sua Vida por um Cubo?

A história desta semana:

A zona de conforto é o desafio permanente do nosso desenvolvimento.
Recentemente chegou-me uma metáfora extraordinária que me inspirou esta descrição sobre as nossas estadias na zona de conforto.

A ideia é como estarmos fechados numa sala com ar condicionado colocada no meio de uma paradisíaca paisagem. A sala é protegido por um enorme e envolvente cubo de vidro. A temperatura do ar no interior é sempre estável, seca e "condicionada".

Cá fora a temperatura é quente, tropical e acolhedora, a paisagem é de perder de vista e as cores são mais vivas e com um maravilhoso contraste e encanto (afinal, o vidro do cubo tinha um filtro!), o ar é suave e como uma brisa leve percorre todo o nosso corpo, transmitindo-nos um sentido de paz, energia e ligação com a natureza. O chão convida a sentir os seus caminhos verdes, como uma relva macia, firme e confortável.
Onde fará sentido passar a nossa Vida?

A sensação aparente de "controlo" (condicionada) que sentimos dentro do nosso cubo é um desafio permanente a superar. Cá fora é seguramente bem mais acolhedor… ainda que de dentro do nosso "condicionado" cubo, o desconhecido não convide.

Na Vida podemos decidir ser nós a sair do nosso cubo ou a própria Vida se encarregará do quebrar. Escolher o melhor caminho passa aceitar abrir a porta e começar a sentir, em pequenos passos, o ambiente fantástico que nos espera cá fora. O desafio passa por aceitarmos ir até à linha limite do nosso cubo e prepararmo-nos para a nossa "exploração". Para os nossos pequenos passos. Em contrapartida a outra opção é esperar que o nosso vidro se quebre e nos deixe sem preparação num ambiente desconhecido e aparentemente "agreste".

As suas perguntas poderosas da semana:

Desenhe um cubo numa folha de papel e instintivamente assinale:
1-Nos meus relacionamentos? Onde me encontro?
2-Nas minhas finanças? Onde me encontro?
3-Na minha carreira? Onde me encontro?
4-Como isso me faz sentir?
5- O que posso fazer ainda mais hoje para me aproximar do que verdadeiramente quero?

Hoje vou fazer diferente! Vou ficar ainda mais atento à minha zona de conforto…

Treine o seu pensamento – a recompensa é a sua vida.
(Este exercício tomará apenas 2 minutos. O seu sucesso pessoal vale 2 minutos por semana?)

E é por isso que esta semana vos conto a maravilhosa história:

O elefante

Já observou elefante no circo? Durante o espectáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Ainda assim, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, preso somente por uma corrente que o aprisiona uma das suas patas a uma pequena estaca cravada no solo.
A estaca é só um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.

Que mistério! Por que é que o elefante não foge?

Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno.

Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido preso: naquele momento, o elefante bebé puxou, forçou, tentando soltar-se. E, apesar de todo o esforço, não conseguiu sair. A estaca era muito pesada para ele. E o elefante bebé tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado a uma estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espectáculo e demonstrar toda a sua força.

Aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Para que ele consiga quebrar os grilhões é necessário que ocorra algo fora do comum, como um incêndio por exemplo.
O medo do fogo faria com que o elefante em desespero quebrasse num simples acto a corrente e fugisse.

Teste a sua corrente, não espere pelo seu incêndio.

Sem comentários:

Enviar um comentário