quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Lógica vs. Intuição

Pois é, a resposta correcta é:
o envelope custa 0.05 cêntimos e o selo, que custa mais um euro, custa 1.05 €. Só assim, ambos custam 1.10 €.

Esta é uma chamada de atenção para o facto de o nosso cérebro avaliar uma dada situação e, dependendo de como avalia a relação entre a velocidade e a precisão, decidir se há-de seguir atalhos. Os atalhos são ajudas preciosas. No entanto, levam-nos ao engano muitas vezes.

O psicólogo Daniel Kahneman e o seu colaborador Amos Tversky estudaram as regras de decisão e como estas influenciam o comportamento humano.

Na maior parte das vezes, o cérebro dá preferência à velocidade (o pensamento lógico requer bastante esforço). Interpreta os acontecimentos com base em regras que constrói com as experiências anteriores. Nas outras vezes, utiliza uma abordagem demorada e cuidadosa, adequada à resolução de problemas de matemática ou quebra-cabeças de lógica.

A resposta pronta ao problema que lancei é intuitiva. Atalhos mentais deste tipo são muito comuns. A maior parte do tempo, a resposta intuitiva é suficiente, mesmo que esteja errada.

É o que acontece com os julgamentos rápidos que fazemos, quotidianamente, acerca de pessoas que conhecemos mal. A forte tendência para atribuir, sem muitas evidências, grupos de características a determinadas pessoas é a forma mais rápida de decidir o nosso comportamento mas pode ser a causa de esterótipos e preconceitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário