segunda-feira, 1 de junho de 2009

A Experiência das escolhas

É inevitavel escolhermos mal de quando em vez. Viver é isso mesmo. Escolher!
Escolher umas vezes bem outras menos bem.

Espero que me entendam... Eu valorizo o Sucesso e ganhar é importante para mim...
É por esse motivo que afincadamente, todos os dias, me empenho em reduzir a minha "margem de erro". Ainda que a falha esteja sempre destinada para aqueles que Escolhem Viver e por isso Vivem a Escolher.


- Mestre, como faço para me tornar um sábio?
- Boas escolhas .
- E como fazer boas escolhas?
- Experiência - diz o mestre.
- E como adquirir experiência, mestre?
- Más escolhas.

3 comentários:

  1. Não é fácil, sabes?
    Há quem ainda não tenha chegado a esse ponto. Para tal, é preciso reflectir e perceber que, se tudo o que fazemos tem um impacto, as nossas escolhas devem ser direccionadas (mais uma vez, chegamos aos objectivos). Para Viver, em vez de "ir vivendo".

    Sobre esse assunto tenho alguns textos/citações que aprecio:

    “A vida é feita de escolhas e, ao mesmo tempo que as escolhas alteram o rumo da vida, a vida altera o rumo das escolhas” (Kierkegaard).

    Viktor Frankl, psiquiatra e neurologista judeu, tinha um lema que merece a pena citar: «O nosso maior poder pessoal é a nossa liberdade em escolher a resposta. Não é o que nos acontece que nos magoa, é a nossa resposta a isso que o faz!»

    Uma passagem de “Os Miseráveis” de Victor Hugo:
    Toda a gente há-de ter notado o gosto que têm os gatos de parar e andar a passear entre os dois batentes de uma porta entreaberta. Quem há aí que não tenha dito a algum gato: «Vamos! Entras ou não entras?» Do mesmo modo, há homens que num incidente entreaberto diante deles, têm tendência para ficar indecisos entre duas resoluções, com o risco de serem esmagados, se o destino fecha repentinamente a aventura. Os prudentes em demasia, apesar de gatos ou porque são gatos, correm algumas vezes maior perigo do que os audaciosos.

    E, por fim, um mote inspirador sobre os nossos "enganos":
    “Enganarmo-nos é o preço de pensarmos, a humanidade reina graças à ousadia dos seus erros” (Alain).

    ResponderEliminar
  2. Sra. Incrível, acrescento esta que, de resto, é tua :0)

    "Só se afoga aquele que sabe nadar melhor, pois quem não sabe nadar fica sempre fora d'água."

    ResponderEliminar
  3. Já agora, Capuchinho, para que não pensem que a nossa vida é uma sucessão de clichés, informo que temos um grande acervo de textos sobre vários temas, que utilizamos para preparar material e actividades para formação ou aulas.

    Sim, é só um "ponto de partida"! No dia-a-dia não é como nos filmes, em que há sempre alguém com uma tirada poética ou com uma citação de cinco minutos de um autor famoso!

    ResponderEliminar