terça-feira, 19 de maio de 2009

Organizações que aprendem

Tenho estado a trabalhar num projecto que retoma um conceito já antigo de "Organizações que Aprendem". Durante o trabalho, encontrei um conjunto de ideias sui generis de Tom Peters para combater a insipiência de determinadas organizações. Aqui vão elas.

Organizações curiosas (Tom Peters em tom prescritivo):

1- Contratar pessoas curiosas
2- Recrutar alguns malucos autênticos
3- Por a andar os estúpidos e apoiar os malucos
4- Procurar juventude
5- Insistir para que toda a gente vá de férias
6- Apoiar sabáticas generosas
7- Desenvolver novos modelos de interacção
8- Criar clubes e apoiar programas educativos interessantes
9- Medir a curiosidade
10- Despistar um trabalho bizarro
11- Olhar-se ao espelho
12- Ensinar curiosidade
13- Tornar as coisas divertidas
14- Mudar de ritmo

Estas sugestões de Tom Peters, defendendo explicitamente um momentâneo lunatismo e revirando do avesso o conceito de organização, tem por base a ideia de destruição e reconstrução. De nada serve alterar ou modificar ordeiramente a estrutura orgânica de uma entidade. Melhor seria, para Peters, desfazer e reconstruir uma organização flexível.

De vez em quando é preciso um "abanão" para que haja mudança de facto.

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