quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Viva com Paixão - 16 Fevereiro 2011


Todos nós queremos...
ser amados, respeitados e aceites.
A nossa Personalidade, é um mecanismo de defesa, criado de forma a podermos satisfazer estas 3 essenciais necessidades. Na essencia cada um de nós foi ferido e por isso desenvolveu um mecanismo de protecção. Seja esse mecanismo de protecção a demonstração para o exterior de uma frieza e força imbatível ou, um "aparente" inabalável sucesso, seja a preocupação com os outros e por consequência um afastamento das nossas próprias necessidades, seja refugiando-nos profundamente nas nossas emoções ou pensmentos, ou ainda proporcionando multiplas opções, de forma a nunca sofrer a dor da perda de algo importante... 

É por isso que hoje vos conto esta história

As pérolas da personalidade

As pérolas são produtos do erro; criam-se em consequência da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra (como um parasita ou grão de areia).
Na parte interna da concha existe uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia a penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para desta forma proteger o corpo indefeso da ostra.
Como resultado, uma linda pérola é formada.
Uma ostra que não seja ferida, de modo algum produz pérolas, pois a pérola não é mais que uma ferida de ostra cicatrizada.
Assim, acontece com a nossa Personalidade, o que vemos muitas vezes são pessoas perdidas, como "Ostras Vazias", não porque não tenham sido feridas, mas porque não souberam compreender e transformar o conhecimento.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Viva com Paixão – 9 Fevereiro 2011

O que aconteceria se colocasse em causa o que aceito na minha Vida hoje como irremediavelmente certo?
A forma como olhamos para a nossa "realidade" condiciona a forma como limitamos os nossos objectivos. A forma como vivemos, a forma como sonhamos, a forma como nos relacionamos, a forma como amamos quem mais gostamos, está condicionada pelas "realidades" que ESCOLHEMOS para cada um de nós. Esta decisiva "realidade" foi muitas vezes construída em momentos pouco consciente... ainda assim ela prevalece sobre os nossos primordiais anseios. ainda que muitas vezes nem saibamos muito bem porque é que acreditamos... "desde sempre que foi assim".

É por isso que hoje vos conto esta história

Os 5 Macacos
Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio da jaula, uma escada, e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia à escada para agarrar as bananas, era accionado um jacto de água fria em cima dos que estavam no chão.
Depois de um certo tempo, sempre que um macaco ia subir à escada, os outros agarravam-no e agrediam-no brutalmente. Passado algum tempo, mais nenhum macaco subia à escada, apesar da tentação das bananas.
Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir à escada, sendo retirado pelos outros, que o agrediam. Depois de algumas agressões, o novo integrante do grupo já não mais subia à escada.
Um segundo macaco, veterano, foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo espectáculo de espancamento ocorreu. Um quarto e, por fim, o último dos veteranos, tendo assim sido substituídos todos os macacos iniciais.
Os cientistas, então, ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a espancar qualquer um que tentasse subir as escadas para agarrar as bananas.
Se possível fosse perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
"Não sei... Mas as coisas sempre foram assim por aqui..."