quarta-feira, 26 de maio de 2010

Viva com Paixão – 26 Maio 2010

Ouça o meu sino, eu ouvirei o seu!

A história desta semana:

Os amigos com quem privo ouvem com recorrência uma frase que aparece naquele momento em que o limite da decepção nos tenta e em que algo parece ir contra ao que todos desejávamos ou espetávamos: "calma pessoal, se isto está a acontecer tem um motivo. Podemos não entendê-lo neste momento, no futuro fará todo o sentido. E se mesmo assim não vier a fazer sentido para nós, o resultado será com certeza útil para outras histórias."


É isso que acontece com frequência nas nossas vidas. Seja acontecimentos, pessoas ou pensamentos, a vida proporciona-nos momentos em que somos os actores principais, ou meros figurantes e onde contracenamos com outros actores que a partir daí mudam radicalmente o rumo das suas histórias.

Essa é a verdadeira beleza da Vida. Tudo faz sentido, desde que estejamos atentos.
No "fim" tudo acaba bem. Se ainda não está bem… é porque ainda não é o "fim".
Até lá a Vida vai-nos trazendo e afastando os actores que fazem sentido a cada momento.


As suas perguntas poderosas da semana:


1 – Que pessoas mais impacto têm hoje na minha Vida?
2 – Que pessoas mais impacto tiveram na forma como Eu sou hoje?
3 – Que pessoas mais impacto tiveram na forma como Eu vejo os outros?
4- Como isso me faz sentir?

Hoje vou fazer diferente!

Treine o seu pensamento – a recompensa é a sua vida.
(Este exercício tomará apenas 2 minutos. O seu sucesso pessoal vale 2 minutos por semana?)

E é por isso que esta semana vos conto a maravilhosa história:

Bons amigos

Na estrada a caminho de minha casa há um pequeno pasto. Nesse pasto vivem dois cavalos.

De longe, parecem cavalos como outros cavalos quaisquer, ainda assim, quando se olha bem, percebe-se que um deles é cego. Contudo, o dono não se desfez dele e encontrou-lhe um amigo - um cavalo mais jovem.

Se ficar a observar, ouve um sino. Quando procura de onde vem o som, verá que há um pequeno sino no pescoço do cavalo menor.

Assim, o cavalo cego sabe onde está o seu companheiro e segue-o.

Ambos passam os dias a comer e no final do dia o cavalo cego segue o companheiro até ao estábulo.

E percebemos que o cavalo com o sino está sempre a olhar se o outro o acompanha e, às vezes pára, para que o outro possa alcançá-lo.

O cavalo cego guia-se pelo som do sino, confiante que o outro o está a levar para o caminho certo.

Como o dono desses dois cavalos, Deus (qualquer que seja o nosso) não nos abandona só porque não somos perfeitos, ou porque temos problemas ou desafios. Em vez disso Ele cuida de nós e faz com que outras pessoas venham em nosso auxílio quando precisamos – por esse motivo devemos estar sempre à espera de pessoas especiais nas nossas vidas.

Algumas vezes somos o cavalo cego guiado pelo som do sino daqueles que Deus coloca nas nossas vidas. Outras vezes, somos o cavalo que guia, ajudando outros a encontrar o seu caminho.

Por favor, fique atento. Ouça o meu sino. Eu ouvirei o seu!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Viva com Paixão – 5 Maio 2010

O mundo começa no nosso metro quadrado!


A história desta semana:


"começa sempre pelo teu metro quadrado…"

Quando tantas vezes procuramos os defeitos e problemas dos outros, começamos sempre por ignorar o nosso metro quadrado. Não olhamos com empenho e rigor o que é que nós podemos seriamente fazer melhor ou contribuir para as soluções e termos, nós, uma vida ainda melhor.

O nosso metro quadrado é a janela através da qual observamos o mundo. Devemos olhar, antes de tudo, para nossa própria casa, para dentro de nós mesmos, para o nosso "metro quadrado". Essa é a nossa melhor contribuição.




As suas perguntas poderosas da semana:


1 – O que posso melhorar já hoje para me sentir ainda mais feliz?
2 – Como posso me comportar já hoje para me sentir ainda melhor comigo?
3 – O que posso fazer já hoje que gostaria que todos à minha volta fizessem?

Hoje vou fazer diferente!

Treine o seu pensamento – a recompensa é a sua vida.
(Este exercício tomará apenas 2 minutos. O seu sucesso pessoal vale 2 minutos por semana?)


 

E é por isso que esta semana vos conto a maravilhosa história:

 Olhe para dentro

Um casal de recém-casados mudou-se para um bairro muito tranquilo. Na primeira manhã que passavam na casa nova, enquanto tomavam o pequeno almoço a mulher reparou que uma vizinha que pendurava os seus lençóis no estendal. Comentou com o marido:
- Que lençóis tão sujos os que ela está a pendurar no estendal! Está a precisar de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade com ela, perguntava-lhe se ela gostaria que eu lhe ensinasse a lavar roupas!

O marido escutou calado.

Três dias depois, também durante o pequeno almoço, a vizinha estava de novo a pendurar os seus lençóis no estendal. E novamente a mulher comentou com o marido:
- Que lençóis tão sujos está ela a pendurar no estendal! Se eu tivesse intimidade com ela, perguntava-lhe se ela gostaria que eu lhe ensinasse a lavar roupas!

E assim, a cada três dias, a mulher repetia o mesmo discurso ao ver a vizinha a pendurar roupas no estendal.

Passado um mês, a mulher surpreendeu-se ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos. Empolgada, foi dizer ao marido:
- Olha, finalmente ela aprendeu a lavar roupa! Será que uma outra vizinha lhe deu um novo sabão? Porque eu não fiz nada...

O marido calmamente respondeu:
- Não. Eu Fiz!
- Como assim? – questionou a mulher indignada.
Eu hoje levantei-me mais cedo e lavei os vidros da nossa janela...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Viva com Paixão – 5 Maio 2010

Você só vai construir uma casa!

A história desta semana:

Como seria a sua vida se:
Usasse cada dia, cada momento, cada experiência para construir um pouco mais a sua vida, com qualidade. Cada pequeno acto, no seu dia a dia, fosse mais uma oportunidade na construção da sua vida.

E se não menosprezasse qualquer desses momentos, investindo todos os seus recursos, em cada fôlego, em cada sorriso, em cada desafio… Vivendo com a máxima Paixão?
Como seria a sua vida, que referência daria aos seus filhos, como isso influenciaria a sua relação e as das pessoas que estão à sua volta? Quem seria você hoje?

Pense em si como um carpinteiro. Pense sobre a sua casa. Cada dia martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede. Construa sabiamente. É a única vida que você construirá.


As suas perguntas poderosas da semana:


1 – Como vou investir hoje na construção dos meus relacionamentos com quem mais amo?
2 - Como vou investir hoje na construção da minha saúde física?

3 – Como vou investir hoje na construção da minha saúde emocional?

Hoje vou fazer diferente!

Treine o seu pensamento – a recompensa é a sua vida.
(Este exercício tomará apenas 2 minutos. O seu sucesso pessoal vale 2 minutos por semana?)


 

E é por isso que esta semana vos conto a maravilhosa história:

O carpinteiro

Um carpinteiro estava prestes a reformar-se. Ele partilhou com o   chefe os seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com a sua família. Claro que ele iria sentir falta do salário mensal, ainda assim ele necessitava de se reformar. O dono da empresa sentiu em saber que perderia um dos seus melhores colaboradores e pediu-lhe que construísse uma última casa como um especial favor.

O carpinteiro consentiu, mas com o tempo será fácil de ver que seus pensamentos e seu coração não estavam já mais no trabalho. Ele não se empenhou da mesma forma habitual, utilizando mão de obra e matérias primas de qualidade inferior. Era uma forma lamentável de encerrar sua carreira mas o seu pensamento estava já longe.

Quando o carpinteiro terminou o seu trabalho, o construtor veio inspeccionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro.

- Tome! Esta casa é sua. – disse ele. É o meu presente para si pelo meu reconhecimento e pela sua dedicação de uma vida a esta empresa.

Que choque! Que vergonha! Se ele soubesse que estava a construir a sua própria casa, teria feito um trabalho completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora ele teria de viver numa casa feita sem empenho, sem dedicação e com fracos acabamentos.

Assim acontece connosco. Nós construímos as nossas vidas de uma maneira distraída, reagindo mais, agindo menos, desejando colocar menos do que o nosso melhor. Então, em choque, nós olhamos para a situação que criámos e vemos que estamos a morar na casa que construímos.
Se soubéssemos disso, teríamos feito diferente…

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Viva com Paixão – 5 Maio 2010

"Imagino" a Vida como um jogo divertido…


A história desta semana:


A forma como "utilizamos" acontecimentos menos positivos na nossa Vida traduzirá o sucesso que sentiremos em relação a ela.

"Imagino" a Vida como um jogo divertido…
O objectivo é passar de nível. Sempre que nós evitamos um determinado desafio ou não aprendemos com ele, o desafio volta. Volta sobre outra forma de acontecimento, por outra pessoa, por outra relação…voltará sempre. No fundo são só oportunidades que o jogo nos dá, para passar de nível e continuarmos a jogar!



As suas perguntas poderosas da semana:


1 - Neste meu último ano, identifique um erro pessoal e um erro profissional que tenha experienciado.
2 - O que é que posso aprender, já hoje, sobre esse acontecimento que faça de mim uma pessoa ainda melhor?

3 – Como posso usar esse acontecimento para o resto da minha Vida.

Hoje vou fazer diferente!

Treine o seu pensamento – a recompensa é a sua vida.
(Este exercício tomará apenas 2 minutos. O seu sucesso pessoal vale 2 minutos por semana?)

E é por isso que esta semana vos conto a maravilhosa história:

Plano de voo

Dentro de uma aeronave, antes da descolagem, os pilotos examinam o seu plano do voo. Por isso, sabem exactamente para onde vão e iniciam os procedimentos em conformidade com esse mesmo plano.
Ir para Londres exigirá diferentes considerações se formos para Nova Iorque (a começar pelo tipo de aeronave e combustível exigido).

Contudo, durante a viagem, o vento, a chuva, a turbulência, o tráfego aéreo, erros humanos e outros factores interferem no plano, impulsionando ligeiramente a aeronave em direcções diferentes. Assim, a maior parte do tempo o avião fica fora da rota de voo previsto. Ao longo de toda a jornada ocorrem pequenos desvios em relação ao plano de voo. Condições climáticas adversas ou um tráfego aéreo especialmente pesado causam desvios maiores. Se não acontecer nada muito grave porém, o avião chegará ao seu destino, como previsto.

Mas como é que isso é possível?

Durante o voo, os pilotos recebem constantes feedbacks. São comunicações dos instrumentos sobre o meio ambiente, informações das torres de controlo, de outras aeronaves e às vezes até das estrelas. E, com base nesses feedbacks, fazem os ajustes necessários para, de tempos a tempos retornem ao seu plano de voo.

       A esperança não jaz nos desvios, mas na visão, no plano e na habilidade de corrigir o curso.

       O segredo é ter um destino, um plano de voo e uma bússola.

O segredo é ter um objectivo, uma estratégia e interpretar as suas emoções.